segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Cultura Geral XLIV - Che Guevara morreu há 49 anos

Ernesto Guevara de la Serna nasceu em Rosario, Argentina, a 14 de Junho de 1928, no seio de uma família aristocrática porém de ideais socialistas.

Convencido de que a revolução era a única solução possível para acabar com as injustiças sociais existentes na América Latina, em 1954 Guevara marcha rumo ao México, onde se une ao movimento integrado por revolucionários cubanos seguidores de Fidel Castro. Aí ganhou a alcunha "Che", devido ao sotaque argentino.

Nos finais da década de 1950, Che acompanha Fidel e os seus guerrilheiros na invasão de Cuba, primeiro como médico mas logo assumindo o comando do exército. Após o triunfo da revolução é nomeado Ministro da Indústria (1961-1965).

Viajou por África, nomeadamente pelo Congo onde lutou junto aos revolucionários anti-belgas, sendo derrotado em 1965. Em 1966 foi para a Bolívia chefiar um grupo guerrilheiro na região de Santa Cruz. Acabou por ser capturado e morto pelo exército boliviano a 9 de Outubro de 1967. Os seus restos descansam no mausoléu da Praça Ernesto Che Guevara em Santa Clara, Cuba.

"Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera."
Che Guevara