quinta-feira, 20 de abril de 2006

O projecto Pascua-Lama

(retirado de http://www.atinachile.cl/drupal/index.php?q=node/1235)

Chile, um país com grandes reservas de água doce entre rios, lagos e glaciares. Como sabem, a água é um recurso muito importante pelo qual se realizarão os grandes conflitos bélicos do futuro.

Existe na 3ª Região deste país (Atacama) um lugar chamado “Valle de San Félix” habitado por agricultores. Neste vale, o abastecimento de água é conseguido por dois rios que nascem dos "degelos" de glaciares das cordilheiras que os rodeiam e que têm a água mais pura do Chile.

O problema é que debaixo destes glaciares milenários encontra-se o “TESOURO DA AMÉRICA” que consiste em DEZENAS DE MILHARES DE MILHÕES DE DÓLARES em ouro, prata e outros metais.

Para extrair estes metais é necessário romper estes glaciares, algo que nunca foi feito no mundo, e utilizar um rio para extracção e outro para despejos, porque as companhias mineiras nada reciclam.

Este projecto foi aprovado pelo governo chileno em 2004 e terá início em 2006, porque os agricultores da zona conseguiram atrasá-lo.

O projecto tem o nome de “Pascua-Lama” e será realizado por uma multinacional da qual é sócio Bush pai....

O terrível de tudo isto é que ao destruírem o glaciar não só destroem uma reserva de água como interceptam os dois rios que abastecem a zona e devolvem-nos com água não potável que só serve para regar, ou seja, não dá para consumo humano nem animal. Além de tudo isto, TODO O OURO VAI DIRECTAMENTE PARA OS EUA, NÃO FICA NEM UMA GRAMA NO CHILE. Aí só ficarão ÁGUA SUJA, CONTAMINAÇÃO E DOENÇAS.

Esta gente luta há muito tempo pela sua terra e fonte de trabalho. Os seus protestos não apareceram na TV por ordem do Ministério do Interior, e a sua única esperança é que mais gente saiba o que se passa e que esta tragédia possa chegar aos Tribunais Internacionais.

Para os ajudar, dirijam-se a http://www.thepetitionsite.com/takeaction/946839131?ltl=1141514957 e assinem a petição!

QUE TODOS SAIBAM QUE ISTO SE PASSA NO CHILE E NINGUÉM FAZ NADA...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito obrigado

20 de abril de 2006 às 22:10  
Blogger ACP said...

http://ipotenusa.blogspot.com/2006/03/pascua-lama.html

21 de abril de 2006 às 09:51  

Enviar um comentário

<< Home