terça-feira, 10 de outubro de 2006

Cultura Geral XLV - escaravelho

Nome atribuído a animais do filo dos artrópodes, da classe dos insectos, da ordem dos coleópteros e da família dos Escarabeídeos, constituída por cerca de quinze mil espécies. Distribuem-se por toda a superfície da Terra e são particularmente abundantes nas regiões tropicais.

Em geral, os machos são mais compridos e podem apresentar chifres, com que lutam com os outros machos pelas fêmeas, e espinhos. Algumas espécies podem estridular (produzir som friccionando uma parte do corpo com outra) quer durante o estado larvar quer no estado adulto. Os escaravelhos são fitófagos (alimentam-se de vegetais) ou coprófagos (alimentam-se de excrementos). Vivem sobre o estrume, fungos e vegetação, ou debaixo dos esconderijos de vertebrados e em formigueiros.

Na generalidade das espécies a postura dos ovos ocorre no solo, nas fezes dos herbívoros ou em matéria em decomposição. Algumas espécies arrastam esferas de estrume fresco com as patas posteriores antes de as enterrar e pôr os ovos no seu interior. Algumas enterram estrume com os ovos.

O comprimento dos Escarabeídeos varia entre os dois milímetros e os dezassete centímetros!