quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Cultura Geral XLVI - Polónia

A República da Polónia tem uma área total de 312.685 km^2 e 38,6 milhões de habitantes, sendo Varsóvia, a capital, a cidade com maior número de pessoas (1,6 milhões). A Polónia faz fronteira com a Rússia (enclave de Kaliningrado), a Lituânia, a Bielo-Rússia, Ucrânia, Eslováquia, República Checa e Alemanha e é banhada a norte pelo mar Báltico. A língua oficial é o polaco e as religiões maioritárias são o catolicismo e religião ortodoxa.

A economia polaca caracteriza-se por uma forte tradição agrícola, utilizando cerca de 60% do território e 16% da população activa na produção de bens agrícolas, designadamente sementes, batatas, açúcar, forragens e criação de gado. As indústrias polacas prendem-se essencialmente com a metalomecânica, a indústria mineira e química, a construção naval, a indústria do vidro, bebidas e têxteis. O sector industrial ocupa cerca de 30% da população activa e contribui para 31% do PIB.

No dia 1 de Maio de 2004 a Polónia passou a integrar a União Europeia. No entanto, a sua unidade monetária continua a ser o zloti (1€ = 3,9z).

Pátria de Maria Sklodowska-Curie, vencedora dos prémios Nobel da física (1903) e da química (1911), a Polónia viu nascer mais quatro prémios Nobel da literatura e um da paz.