segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Cultura Geral LXIV - São Martinho

A vida de São Martinho foi razoavelmente documentada por Sulpício Severo, no seu livro Vita Martini (Vida de Martinho), escrito entre 394 e 397. Nascido por volta do ano 316, no que hoje é território húngaro, Martinho era filho de um tribuno militar romano, tendo, por isso, seguido a carreira militar: entrou para o exército com 15 anos e chegou a cavaleiro da guarda imperial.

Numa noite fria e chuvosa de Inverno, provavelmente no ano de 338, às portas de Amiens (França), Martinho ia a cavalo quando viu um pobre com ar miserável e quase nu que lhe pediu esmola. Martinho, que não levava consigo qualquer moeda, cortou ao meio a sua capa que entregou ao mendigo para se agasalhar. Segundo a lenda, de imediato a chuva parou e os raios de sol irromperam por entre as nuvens.

Depois do encontro com o pobre, Martinho sente-se um homem novo e é baptizado na Páscoa de 339. Ainda militar, mas de licença, funda o mosteiro de Ligugé e depois o mosteiro de Marmoutier, perto de Tours. Entretanto a sua fama espalha-se. Muitos homens vão seguir Martinho e optar pela vida monástica. Contra a sua vontade, é aclamado pelo povo bispo de Tours, a 4 de Julho de 371.

Martinho morre em Candes sur Loire (hoje Candes-Saint-Martin), no dia 8 de Novembro de 397, tendo chegado à cidade de Tours no dia 11.