quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Onde vivem os portugueses?

Já é do conhecimento geral que as maiores densidades populacionais são nas cidades, junto ao litoral. Claro que isso acarreta toda uma série de factores. São meios com um maior dinamismo e desenvolvimento, a taxa de analfabetismo é inferior, as pessoas tem acesso mais facilitado à informação, às tecnologias e fundamentalmente à cultura. No entanto, também é onde se regista os casos de pobreza extrema, maiores taxas de toxicodependência e de desemprego.

Mas o Instituto Nacional de Estatística fez um estudo, com números bastante reveladores. Nas 141 cidades portuguesas, que ocupam unicamente 2% do nosso território, vive cerca de 40% da população, em que temos 2 187 habitantes por km2. E cerca de metade da população citadina concentra-se unicamente em 14 cidades, sendo as com maior taxa de habitantes: Lisboa, Porto, Gaia, Amadora, Braga, Almada, Coimbra e Funchal.

O parque habitacional das cidades é mais envelhecido, em Lisboa e Porto a percentagem de edifícios construídos antes de 1945 é 6 vezes superior do que os construídos após 1991.