sexta-feira, 21 de abril de 2006

Comer menos carne para... diminuir o aquecimento global

O artigo de Lee Dye, "Meat-Eaters Aiding Global Warming?", publicado no site da ABC News a 19 de Abril (http://abcnews.go.com/Technology/story?id=1856817&page=1), resume os resultados de uma investigação realizada por dois geofísicos, Gidon Eshel e Pamela Martin, sobre as consequências da nossa alimentação na produção de gases de efeito de estufa.

Concluíram que, se quisermos diminuir o aquecimento global do nosso planeta, devemos tornar-nos vegetarianos!

Na investigação foram estudadas cinco dietas: vegetariana, carnes brancas, carnes vermelhas, peixe e "dieta americana", tendo nesta última sido considerado um pouco de tudo (apesar da grande quantidade de batatas fritas e ketchup, dizem!)

Considerando toda a energia gasta na produção, colheita e transporte, o ranking de dietas menos consumidoras de energia é:
  1. vegetariana
  2. carnes brancas
  3. "dieta americana"
  4. peixe
  5. carnes vermelhas
Na realidade, em termos de consumo energético, o peixe e as carnes vermelhas terminaram empatados em último lugar, mas adicionando à equação factores como a flatulência dos bovinos e os gases libertados pelo estrume, as carnes vermelhas ganham um expressivo e seguro último lugar.

O quarto lugar da dieta à base de peixe é devido ao tipo de peixe tido em consideração no estudo. Os americanos consomem principalmente peixe de alto-mar. Se alterarem as suas preferências para peixe costeiro, o consumo de energia desta dieta baixará consideravelmente.

Gidon Eshel remata, "Comam o que quiserem, mas lembrem-se que quanto menos carne consumirem melhor se sentirão, em termos da vossa saúde e da saúde do planeta."


Resumindo: Façam o favor de comer menos carne! Se não pelos animais, pelo menos pela água (http://estrelasdecadentes.blogspot.com/2006/03/comer-menos-carne-para-poupar-gua.html) e pelo aquecimento global!...


Se quiserem saber mais sobre o impacto das dietas baseadas em animais e ver imagens das suas condições de vida visitem www.FactoryFarming.com