quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Cultura Geral XLVII - origem da palavra ‘humor’

A palavra latina humóre significa líquido. Os antigos cientistas acreditavam que quatro líquidos faziam parte da constituição do nosso corpo e que o nosso temperamento (do latim temperamentum, mistura) era determinado pelas proporções destes humores: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra.

Se uma pessoa possuía uma maior quantidade de sangue, então tinha um temperamento vivo e optimista. Uma maior quantidade de fleuma faria a pessoa lenta e pachorrenta, ou seja, fleumática. Bílis amarela a mais significava um temperamento irritável, colérico (do latim cholericu, bilioso). Demasiada bílis negra (uma invenção dos fisiólogos antigos) fazia-nos tristes, melancólicos (do latim melancholia, o estado de ter bílis negra a mais).

Qualquer desproporção destes líquidos tornava uma pessoa não equilibrada e, com o decorrer dos tempos, a palavra humor tomou o significado de estranheza e uma pessoa humorada era o que hoje chamamos excêntrica. Mais tarde, humor e humorado passaram a referir-se àqueles que conseguiam provocar o riso brincando com as estranhezas e incongruências da vida.