sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Cultura Geral LXV - Mbube, Wimoweh ou The Lion Sleeps Tonight

A canção “The Lion Sleeps Tonight”, popularizada mais recentemente pelo filme “O Rei Leão”, é uma versão da canção sul-africana “Mbube”, gravada em 1939 pelo seu compositor, Solomon Linda, e o grupo The Evening Birds.

Mbube” (palavra zulu para leão) tornou-se um êxito estrondoso na África do Sul. A sua popularidade foi tal que Mbube passou a designar um estilo de música africana a capella. Tal popularidade galgou fronteiras e, em 1952, os americanos The Weavers alteraram a canção e gravaram “Wimoweh”, título baseado no coro da canção original – uyimbube (“és um leão”, em zulu). Em 1961, com uma nova letra baseada (muito livremente) na original, The Tokens atingiram o primeiro lugar do Billboard Hot 100 nos EUA com “Wimoweh”/“The Lion Sleeps Tonight”.

Seria de esperar que Solomon Linda tivesse enriquecido à custa de uma canção que foi gravada por dezenas de intérpretes, mas tal não aconteceu. A editora de “Mbube” pagou a Linda apenas pela gravação mas não pelos direitos de autor. Oficialmente, letra e música foram creditadas aos quatro membros do grupo The Weavers.

Em 2000, o jornalista sul-africano Rian Malan escreveu um artigo para a “Rolling Stone” onde contava a história de Solomon Linda e estimava que a sua canção deveria ter amealhado 15 milhões de dólares apenas pela sua utilização no filme “O Rei Leão”. Em 2004, a família de Linda meteu a Disney em tribunal, tendo acabado por receber 1,6 milhões de dólares de direitos de autor. Entretanto, a editora dos The Weavers iniciou um pagamento anual de 3000 dólares aos herdeiros de Linda. Em Fevereiro de 2006, Solomon Linda tornou-se oficialmente o compositor de “Mbube” e detentor de todos os direitos de autor.

2 Comments:

Blogger Novlangue said...

Muito interessante.

E eu pensei que a cancao foi originalmente Suahili!

26.02.07

26 de fevereiro de 2007 às 18:04  
Blogger Unknown said...

história interessante, pena que os direitos de Solomon Linda foram reconhecidos tão tarde. Espero que a família usufrua o que Linda não o fez em vida.

7 de agosto de 2007 às 21:47  

Enviar um comentário

<< Home