quarta-feira, 20 de junho de 2007

Como tratar de gatinhos órfãos

Há três meses, alguém teve a hedionda “coragem” de abandonar na minha rua quatro gatinhos com cerca de 3 dias. Como qualquer pessoa com um mínimo de compaixão, recolhi-os e criei-os. Devo dizer que tiveram muita sorte, pois todos sobreviveram e são agora uns lindos e saudáveis gatinhos, mas tenho noção de que a taxa de sobrevivência nestes casos é MUITO reduzida, e quero que todos saibam disso e pensem bem antes de abandonar à sua sorte bebés totalmente indefesos. Se não querem crias, esterilizem os vossos animais!

O propósito deste texto é ajudar todos aqueles que se venham a encontrar numa situação destas. Preparem-se para dormir muito pouco durante umas semaninhas, mas passando por uma experiência inesquecível e totalmente gratificante.

§ Os gatinhos com apenas alguns dias de vida não conseguem regular a sua temperatura e não mamarão se não estiverem quentinhos. Para os aquecer, aconchegue-os bem numa manta, dentro de uma caixa ou bacia, e aproxime-os de uma botija de água quente. ATENÇÃO: Tenha cuidado com a temperatura da botija, pois podem morrer de calor! Verifique constantemente a temperatura do ninho.

§ Num veterinário, compre leite próprio para gatinhos recém-nascidos (custa cerca de 15€ e dá para muito tempo) e siga cuidadosamente as instruções de preparação e os horários da amamentação. De preferência, utilize água engarrafada, pois a água da torneira pode causar prisão de ventre. ATENÇÃO: Se o leite estiver pouco quente os gatinhos não vão querê-lo, mas se estiver muito quente pode queimá-los. Teste a temperatura do leite na parte interior do seu antebraço.

§ Muito cuidado com a posição de mamar. Os gatinhos devem estar ligeiramente levantados (ver foto), NUNCA deitados. ATENÇÃO: Não force a toma do leite, nem aperte a tetina para que os gatinhos comam, pois poderão aspirar leite para os pulmões, acabando por morrer.
A Té a mamar.
§ Depois de mamarem, a mãe dos gatinhos lambe-lhes o ânus e os genitais para lhes estimular a bexiga e os intestinos. A “mãe adoptiva” terá que imitar esse procedimento: molhe o ânus e os genitais dos gatinhos com algodão ou gaze humedecida em água morna durante algum tempo (cerca de 1 minuto). Massajar suavemente a barriguinha também ajuda. (É claro que com esta idade os gatinhos ainda não saberão utilizar o caixote, pelo que irão fazer xixi e cocó no ninho. É uma grande ajuda a parte de baixo do ninho ter uma toalha-fralda, que se pode comprar em qualquer hipermercado.) ATENÇÃO: Não exagere na massagem do ânus e genitais, pois podem “assar.” Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

§ Se depois de mamarem, os gatinhos não adormecerem, leve-os para um sítio escuro ou tape-os com algo opaco. Não se esqueça de os manter quentinhos.

§ Para limpar os gatinhos, utilize toalhitas húmidas para bebés (Dodot, etc.), de preferência não perfumadas para que não haja o risco de alergias. Seque-os cuidadosamente com um pano macio.

§ À medida que os gatinhos vão crescendo deve precisar de alargar o orifício da tetina do biberão para que consigam comer melhor. No entanto, tenha o cuidado de não a abrir muito pois pode sair leite a mais e engasgá-los.

§ Os meus gatinhos tiveram prisão de ventre. Para ultrapassar este problema, o veterinário aconselhou-me a dar-lhes comida húmida própria para gatinhos bebés, que lhes soltou os intestinos após 4 ou 5 refeições. No entanto, este tipo de comida pode causar diarreia e não é tão aconselhável como a comida seca (biscoitos). ATENÇÃO: Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

§ Nas primeiras duas semanas de vida devemos interagir o mínimo possível com os gatinhos para que não entrem em stress e se “concentrem” apenas em crescer saudáveis. Devemos apenas alimentá-los, limpá-los e deixá-los dormir.

§ No início da terceira semana, os gatinhos tornam-se mais sociáveis. Comece a interagir com eles, mas não exagere… Após a refeição, trate-lhes da higiene e, antes de dormirem, acaricie-os um pouco e deixe-os andar uns minutos à solta, mas sempre supervisionados. Se possível, “apresente-os” a outros gatos para que aprendam a comportar-se como felinos.

§ Nesta altura, pode começar a ensiná-los a lamber o leite do prato e a comer uma pasta feita de leite e biscoitos próprios para esta idade. Depois de comerem a pasta, dê-lhes sempre leite para que não desidratem, visto ser esse o único líquido que ingerem. (Pode tentar dar-lhes água, mas não deve conseguir…) ATENÇÃO: Nunca dê leite de vaca, cabra, ovelha, etc. a um gato, seja qual for a sua idade!

§ Depois de eles começarem a comer a pasta sozinhos, ponha-lhes à disposição biscoitos próprios para gatinhos e água. Quando começarem a comer os biscoitos tire-lhes a pasta. Se quiser, dê-lhes um pouco de leite para gatos. NOTA: Ponha-lhes a água num recipiente de vidro, pois o plástico tende a alterar o sabor da água fazendo com que os gatos bebam pouco.

§ Quando os gatinhos tiverem 3 semanas, leve-os ao veterinário para que ele lhe diga quando lhes deve dar o desparasitante interno e tratar das MUITO IMPORTANTES vacinas.

§ Se quiser dar algum dos gatinhos, poderá fazê-lo a partir da oitava semana.

Espero que este texto ajude todas as pessoas que não desistem e tentam salvar a vida a inocentes.

Os "meus bebés" com 6 semanas. Da esquerda
para a direita: Elton, Té, Timóteo e Legros.

Etiquetas: ,

24 Comments:

Anonymous miriam & eric said...

olá! nos somos um casal que está a criar dois gatinhos bébés,neste momento tem cerca de quatro semanas. como nunca estivemos nesta situação, decidimos pesquisar na internet para aprender a tratar melhor deles, e eis que chegámos á tua página!
bom, gostariamos apenas de agradecer o facto de teres publicado estas dicas, pois foram-nos muito uteis!!

obrigado!!!

6 de agosto de 2007 às 20:26  
Blogger PG said...

Se tiverem alguma dúvida não exitem em contactar-me: patgo@sapo.pt

9 de agosto de 2007 às 12:53  
Anonymous Alez said...

muito bom o seu texto
soh to com uma duvida peguei um gatinho mas nao sei quantas semanas de vida ele tem como descubro isso ?
vlw.

31 de outubro de 2007 às 10:38  
Blogger PG said...

Aí não o posso ajudar... Só um veterinário deve ser capaz de lhe responder depois de analisar o gatinho.
Boa sorte para si e para o gatinho!

20 de novembro de 2007 às 08:42  
Blogger ana_carol_muniz said...

Nossa, muito boa a tua iniciativa, eu me vi perdida ontem, quando minha cunhada me entregou um minúsculo gatinho que ainda nem abriu os olhinhos, ela o achou perdido numa calçada e não encontrou sua mamãe. Estou eu aqui de mamãe de plantão, tirei umas dúvidas na internet, já comprei o leitinho p/ gatos recém nascidos e tudo mais. Acho que estou fazendo tudo direitinho, quero muuuuuuito que sobreviva, mas como estudo pela manhã, ele ficará sozinho das 7:30 até às 13:00 e isso me preocupa, pois são quase 6 horas sem mamar, verificar temperatura, estimular fezes e xixi. Tu tens alguma dica p/ me dar referente a este período que o pequenino ficará sozinho?
Desde já agradeço
E mais uma vez... PARABÉNS
AH, poste uma foto de como eles estão agora!!!

21 de novembro de 2007 às 16:01  
Blogger PG said...

Olá, Ana!
Só agora vi o teu comentário. Como está o teu gatinho?
Já acrescentei uma fotografia dos "meus bebés" quando tinham 6 semanas. Agora já estão com 9 meses, mas não tenho fotos. Mal tenha ponho-as aqui.

12 de dezembro de 2007 às 15:34  
Anonymous Natalia said...

Olá, escreve desde Brasil. Também achei 3 bebés de um dia de vida jogados num saco de lixo. Estava quase sufocados.Amanhã vão completar 9 dias e estou dando a mamadeirinha e fazendo a massagem no bumbum. Eles estão lindos! Acho que logo vão abrir os olhinhos! Realmente o tema da prisão de ventre tem me tirado o sono pois estava dificil eles defecarem e as barriguinhas estavam muito inchadas. O que resolveu foi remedio para gazes, uma gotinha por dia, isso ate facilitou a evacuação. Outra dica é usar um abajur para manter os gatinhos aquecidos, com uma lâmpada de 60 Wats. Fica na temperatura ideal! Vou fazer uma página contando minha experiência e depois te mando. Pena que vou ter que doar eles porque já tenho 8 (oito) gatos! :-(

Natalia

23 de dezembro de 2007 às 23:10  
Blogger Inês said...

Olá! Estou neste momento a tratar de duas gatinhas com cerca de 4 semanas e adorei o comentário! As minhas meninas faziam parte de uma ninhada de 4 gatinhos mas infelizmente depois de uma semana numa clinica veterinária só elas as duas sobreviveram... Eu decidi então traze-las para casa para estarem 24h sobre vigilância! Também tiveram prisão de ventre e depois diarreia pois tinham parasitas internos! Também lhes faço massagens na barriguinha e no ânus (com agua morna) e resulta muito bem e elas até gostam! Só ainda não consegui fazer com que bebem o leite sozinhas, tem alguma sujestão? E a pasta de leite com comida que disse, é com secos certo?
Parabêns pelo trabalho com os bebés! Têm um aspecto fantástico!

20 de agosto de 2008 às 16:40  
Anonymous Anónimo said...

olá, é surpreendente este seu texto. eu tb achei um gatinho abandonado que na altura devia ter 3 semanas. agora tem quase 2 meses e é a luz dos meus olhos. é macho e chama-se XINHA e é igual ao seu da esquerda da sua foto. parabens.beijinhos.

24 de novembro de 2008 às 12:11  
Blogger Ceres Audrey said...

eu moro em israel, mas sou brasileira. acabei de pegar 2 gatinhos na rua e vim correndo saber com trata-los e adorei o seu site.
muito bacana da sua parte, nao existe como o amor aos bichinhos!
obrigado!

20 de julho de 2009 às 00:23  
Anonymous lisa said...

oi! achei 8 gatinhos não passam d 15 dias de vida, eu ja tenho 4 gatinhos. to alimentando eles com leite desnatado.

7 de outubro de 2009 às 04:51  
Anonymous Anónimo said...

eu ganhei um gatinho filhote ja tem 2 meses ele chora pra mim deitar no chao e ficar com ele onde eu vou ele vai eu acho que ele me adotou.bjs fred a mamae te ama.

16 de março de 2010 às 14:25  
Anonymous Anónimo said...

Por favor,gostaria de ajuda,a gata morreu e os gatinhos ainda mamam,qual leite vc deu a eles?obrigada

30 de agosto de 2010 às 16:43  
Anonymous PG said...

Olá!
Dei-lhes leite em pó próprio para gatinhos bebés. Só deve haver à venda em lojas de animais ou em veterinários...

26 de outubro de 2010 às 15:37  
Anonymous Anónimo said...

Olá, faz 2 dias que a mãe dos gatinho, de 1 semana de vida, sumiu, estou dando leite de caixinha com um pouco de água, mas infelizmente no dia posterior, um deles miava bem baixinho e o outro, mais ou menos, o que devo fazer?

25 de novembro de 2010 às 11:32  
Blogger Profª Cristiane Mesquita said...

Encontrei 2 gatinhos no estacionamento completamente abandonados. Deviam ter cerca de 10 dias! Eu fiz um leite substituto assim:
1/2 litro de leite com baixo teor de lactose

1 gema

1 colherinha de açúcar

1 colherinha de manteiga (não pode margarina)

3 colheres de sopa de soro fisiológico

Ferver tudo e dar. Na 3ª semana acrescentei Wiskas e 1 colherinha de mucilon de arroz.

Estão ficando fortes, as fezes são pastosas (com bom aspecto) e estão super felizes!! Eles irão logo para adoção, já que não tenho espaço para criá-los!!

São lindos!!!

Salvar vidas é bom demais!! Fico com nojo dessas pessoas que abandonam os gatos e outros animais indefesos por aí!!!

Ass.: Cristiane Nogueira- Rio de Janeiro- Brasil

2 de março de 2011 às 00:24  
Anonymous Anónimo said...

ola boa tarde... encontrei uma gatinha órfão a cerca de três semanas, quando a encontrei ainda tinhas os olhinhos fechados mas deveria ter uns 5/6 dias.. acontece que sempre teve prisão de ventre fui com ela ao veterinário que me aconselhou que lhe administra-se um xarope laxante "laevolac" apesar de este tempo ainda fica dois dias por vezes sem defecar" .. gostaria de saber a sua opinião porque li que os seus gatinhos também lhe aconteceu o mesmo.

23 de junho de 2011 às 15:32  
Blogger Déborah said...

Encontrei um gatinho não sei ao certo quanto tempo tem. Talvez 6 semanas vendo pelas suas fotos. Nunca tive nenhum gato (mas já tenho um recipiente, com areia e posso dizer que "ele" (pelo que pude observar! Dei-lhe comida própria para gatinhos e bebés e leite (do nosso) mas creio que lhe estará a fazer diarreia. No sítio onde resido o veterinário aparece quando lhe apetece o que não tem acontecido há uma semana. Ah,creio que tinha uma infecção nos olhos e durante 1 semana limpei-o com soro fisiológico. Pode dizer-me se estou a agir correctamente? Obrigado

25 de setembro de 2011 às 13:19  
Anonymous Regina Osborne said...

LINDOS, LINDOS E PARABÉNS PELO CARINHO... AQUI EM CASA ADOTAMOS UM MAIS VELHINHO E COM APENAS 3 PATAS. TÁ FELIZ DA VIDA, VIVE RONRONANDO, O SAFADINHO!

SEM ANIMAIS A VIDA NÃO TEM GRAÇA!

BEIJOS A TODOS QUE AMAM E RESPEITAM OS INDEFESOS BICHINHOS.

26 de setembro de 2011 às 12:29  
Blogger Claudia said...

Olá
Li suas instruções, mas tarde demais. Três gatinhos nasceram numa casa vazia em frente a minha.Após uma semana, a mãe desapareceu e eles ficaram uma noite sozinhos. Como a casa estava com cadeado no portão, meu pai pulou o muro e os recolheu. Comprei chuquinha e dava leite de vaca misturado com agua, sem saber que é muito maléfico para os gatinhos. Ficaram dois hoje comigo, que levantava a noite para trata-los e trocar as roupas do ninho, mas mesmo assim a temperatura deles permanecia baixa. Entrei em contacto com um veterinário, mas ele não me orientou bem, não alertou sobre o leite, só me falou sobre a massagem no segundo dia. Enfim, os gatinhos não resistiram e fiquei muito triste. Pena que não vi essa reportagem antes....

9 de novembro de 2011 às 16:16  
Anonymous Anónimo said...

o meu gatinho tem 3 meses e há 2 dias está apatico, não brinca só quer dormir,que hei-de fazer?

10 de outubro de 2012 às 23:01  
Blogger Jorge Ramiro said...

Muitos gatinhos! Claro que você precisa comprar lotes de Whiskas para alimentar a todos. Eu gosto dos gatos, eu tenho seis gatos em minha casa, eles comem muito também, mas eu os amo muito, eles são uma alegria.

2 de maio de 2013 às 15:29  
Blogger Bruna Pereira said...

Olá!

Eu adotei um gatinho qeu está com seis semanas, ele mia alto (parece chorar) para defecar, em pesquisa lí que deveria dar mãmão a ele. Posso mesmo dar mãmão ou pode ser prejudicial? É melhor a refeição úmida, aquela de sachês?

Obrigada.

3 de setembro de 2013 às 18:36  
Blogger kanella santos said...

Abandonaram um gato bebe na porta de casa e tava um frio de matar(monstro) o gato gritava alto e tava ja duro.Era as 1 da manha por causa do grito acordei e o peguei de imediato, passei no ferro uma blusa enrolei ele , fiz isso varias vezes e dei leitinho morno na chukinha ele dormiu gostoso...Mas tem sempre de passar o pano no ferro manter aquecido..O que e botija de agua quente?Como fazer?

18 de setembro de 2013 às 12:29  

Enviar um comentário

<< Home