quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Cultura Geral XVIII - origem da palavra inglesa ‘cab’

Cab é um termo italiano antigo que significa cabra. Os primeiros coches para transporte público saltavam tanto que lembravam cabras a descer um monte.

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Cultura Geral XVII - ketchup

Os chineses inventaram o ketsiap (que significa molho), uma mistura de escabeche de peixe ou de aves e especiarias, em finais do século XVII. No início do século seguinte, a sua popularidade já chegara à Malásia, onde se tornou conhecido por exploradores ingleses. Por volta de 1740, o molho – agora ketchup – era já comum em Inglaterra e começava a tornar-se popular nas colónias americanas. Só na década de 1790 é que uns colonos resolveram juntar tomates ao molho. O ketchup de tomate demorou tanto a surgir porque se pensava que este fruto era venenoso, visto ser um parente próximo da beladona e da erva-moira.

terça-feira, 29 de agosto de 2006

Cultura Geral XVI - origem da palavra ‘bárbaro’

Em grego, barbaroi (tagarela) referia-se a não gregos. A palavra tem origem no som que os gregos faziam ao imitar os estrangeiros: “bar bar bar…”

Cultura Geral XV - origem da palavra ‘assassino’

Hashshshin, antiga palavra árabe, significa "alguém dependente de haxixe". Originalmente, referia-se a um grupo de guerreiros que fumava haxixe antes de cada batalha.

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Cultura Geral XIV - Pangeia

Pangeia (do grego pan (toda, inteira) + (terra)) foi o nome dado ao supercontinente formado pela quase totalidade da terra do nosso planeta, e que se terá formado no início do período Permiano, há 290 milhões de anos. Analogamente, existia apenas um superoceano, Pantalassa (do grego thálassa (mar)), e um mar a este de Pangeia, Tétis (deusa grega do mar).

No início do Triássico, há 200 milhões de anos, Pangeia começou a dividir-se para formar os continentes que hoje conhecemos.

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Cultura Geral XIII - origem da palavra ‘maçã’

Maçã é a evolução de matiana, uma tradução galo-romana da palavra latina matianum que designava uma maçã dourada e cheirosa criada por Matius, cozinheiro e amigo de César.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Cultura Geral XII - o algarismo extra do BI

O algarismo que aparece a seguir ao número do bilhete de identidade nada mais é que um dígito de controlo, servindo apenas para detectar possíveis erros na escrita do número.

O algarismo de controlo é calculado a partir do número de identificação do seguinte modo:
(9a + 8b + 7c + 6d + 5e + 4f + 3g + 2h + C) mod 11 = 0
onde C é o algarismo de controlo, a é o 1º algarismo do número do BI, b é o 2º, c é o 3º e assim sucessivamente. Aos números de BI que tiverem menos de oito algarismos, deverão ser acrescentados à esquerda os zeros necessários. Por exemplo, o número 123456 deve ser encarado como 00123456.

Então, C é o número que somado a 9a + ... + 2h dá origem a um múltiplo de onze, ou seja, o número C é escolhido de modo a que 9a + ... + 2h + C dê resto zero quando dividido por onze. Assim, o algarismo de controlo pode tomar o valor 0 (quando a divisão de 9a + ... + 2h por onze tiver resto zero), o valor 1 (quando a divisão de 9a + ... + 2h por onze tiver resto 10) e assim sucessivamente até chegarmos ao valor 10 (quando a divisão tiver resto 1).

Surge, então, um problema: pretende-se um número de controlo que seja composto por apenas um algarismo, mas C pode ser 10. O que fazer então? Uma das soluções possíveis é a aplicada pelo ISBN (International Standard Book Number) – o número de identificação de cada livro e que usa um sistema semelhante ao do BI – que é substituir o número de controlo 10 pela letra X (10 em numeração romana). Deste modo, consegue-se usar apenas um caractere para cada número de controlo.

E no BI? Neste caso resolveu-se pura e simplesmente cortar o algarismo um ao número dez. Assim, é impossível saber se um número de BI cujo algarismo de controlo é 0 tem algum erro ou não, pois esse algarismo tanto pode significar 0 como 10. E assim foi por água abaixo a utilidade do sistema de controlo que se pretendia implementar.

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Cultura Geral XI - origem da palavra ‘alarme’

Do italiano All arme! (Às armas!)