segunda-feira, 31 de julho de 2006

Cultura Geral X - googol

Googol é o número 1x10^100 (um 1 seguido de 100 zeros), cuja designação se deve a Eduard Kasner que no seu livro "Mathematics and the Imagination", de 1967, introduz o termo que terá sido pronunciado pela primeira vez em1938 pelo seu sobrinho de 9 anos.

O nome do motor de busca Google é uma derivação de googol (em inglês, pronunciam-se de forma semelhante). No entanto, o Goooooooooogle escrito após cada pesquisa tem no máximo 20 o’s. Escrever 100 o’s talvez fosse um pouco exagerado…

sexta-feira, 28 de julho de 2006

Cultura Geral IX - origem da palavra ‘escapar’

A palavra escapar vem do latim ex (tirar) cappa (capa). Muitas vezes os soldados romanos atiravam as suas capas para o chão para mais facilmente fugirem de algum perigo.

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Cultura Geral VIII - SOS

O sinal de pedido de socorro SOS foi primeiramente adoptado pelo governo alemão e tornou-se padrão mundial quando incluído na segunda Convenção Radiotelegráfica Internacional, assinada a 3 de Novembro de 1906 e adoptada a partir de 1 de Julho de 1908.

O sinal consiste numa sequência contínua de três pontos, três traços e três pontos, sem espaços (...---...). Como em código Morse três pontos formam a letra S e três traços a letra O, SOS tornou-se numa maneira fácil de recordar a ordem correcta dos pontos e dos traços. Frases como "Save Our Ship", "Save Our Souls" ou "Survivors On Ship" nada tiveram a ver com a escolha do número de pontos e traços do sinal.

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Restaurantes vegetarianos

Lista de alguns restaurantes com pratos vegetarianos em Portugal:
www.centrovegetariano.org/index.php?destin=restaurants&PHPSESSID=175f9cc0d8c31dfa40123984b5dbdd10

Acresente-se ainda o Caçula (www.ocacula.com), um restaurante de preços acessíveis na baixa do Porto.

Bom apetite!

Cultura Geral VII - origem da palavra 'fígado'

A palavra latina para fígado é iecur. Como se passou de iecur para fígado? Na parede de um bar em Pompeia está escrito um menu que incluía o prato iecur ficatus, ou seja fígado com figos. Este prato era tão popular que os clientes pediam apenas ficatus, que se foi tornando a palavra adoptada para designar o maior órgão interno do corpo humano.

terça-feira, 25 de julho de 2006

Cultura Geral VI - história do croissant

Ao contrário do que poderíamos pensar, o croissant não é de origem francesa. Em finais do séc. XVII, após expulsarem os turcos otomanos de Viena, os austríacos celebraram a vitória com um bolo fofo criado especialmente para a ocasião: o croissant ou crescente, simbolizando o quarto crescente presente na bandeira turca (na realidade é um quarto minguante!) Como o francês era, na altura, a língua da moda, foi adoptado o termo croissant em vez do alemão halbmond ou o termo hoje utilizado pelos germânicos hoernchen.

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Cultura Geral V - alfacinhas

Não se sabe ao certo a origem da designação de alfacinhas para os lisboetas. O único registo que o Gabinete de Estudos Olisiponenses possui sobre o assunto diz que nas colinas de Lisboa estavam plantadas muitas alfaces. «‘Alface’ vem do árabe, o que poderá indicar que o cultivo da planta começou aquando da ocupação da Península pelos muçulmanos. Há também quem sustente que, num dos cercos de que a cidade foi alvo, os habitantes da capital portuguesa tinham como alimento quase exclusivo as alfaces das suas hortas.»

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Cultura Geral IV - tripeiros

Em 1414, o infante D. Henrique, incumbido por D. João I de preparar a expedição a Ceuta, dirige-se ao Porto, sua terra natal, para organizar a frota. Toda a população do Porto se mobilizou para ajudar a armada, tendo até oferecido toda a carne que tinham ficando apenas com as tripas.

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Não abandone os seus animais!

Lista de hotéis para animais
www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=319

Lista de alojamentos turísticos que permitem animais
www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=307

Cultura Geral III - animais velozes

Ao contrário do que muita gente pensa, a chita não é o animal mais rápido do mundo, mas sim o animal terrestre mais rápido do mundo, podendo atingir uma velocidade de 120km/h. No entanto, o falcão peregrino (o animal mais veloz do mundo) pode atingir os 250km/h em voo picado, tendo já sido calculadas velocidades de 350km/h.

Nas corridas do mundo submarino vence a baleia azul, que consegue atingir velocidades da ordem dos 50km/h.

Já agora, o insecto mais rápido é a libelinha (60km/h).

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Cultura Geral II - bilião vs milhar de milhões

Em Portugal (e, teoricamente, no resto da Europa), o número 1x10^9 lê-se um milhar de milhões (ou mil milhões). O número 1x10^12 lê-se um bilião.

A regra é simples: 10^(6N). Quando N=1, estamos perante um milhão. Se N=2 temos um bilião. N=3, trilião. E assim sucessivamente: quatrilião, quintilião, sextilião, septilião, octilião, nonilião (e não sei mais!)

«A nomenclatura dos grandes números foi estudada pelo 'Bureau des Longitudes', de Paris, tendo sido apresentada à Comissão Geral de Pesos e Medidas, que, na sua 9.ª Conferência (1948), recomendou, por unanimidade, a regra N nos países europeus. Em Portugal, essa resolução internacional encontra-se na Norma Portuguesa NP-18, estando ainda referida na portaria n.º 17 052 de 4 de Março de 1959, do Ministério da Educação Nacional.»

in «Sistema Internacional de Unidades» de Guilherme de Almeida

terça-feira, 18 de julho de 2006

Cultura Geral I - datação da Páscoa

Se pensa que a Páscoa é no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio vernal, está errado! A Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia eclesiástica depois de 21 de Março.

Porquê 21 de Março? Porque foi a data escolhida pelo Concílio de Niceia, em 325dc, para o equinócio de Primavera.

E o que é a lua cheia eclesiástica? É a data da lua cheia determinada com base em cálculos que não têm em conta toda a complexidade do movimento lunar. Ou seja, a data de uma lua cheia eclesiástica pode diferir da de uma lua cheia verdadeira.

Se quiser conhecer a data da Páscoa pode utilizar o algoritmo abaixo, válido para qualquer ano gregoriano, A. Às variáveis S, G, K, I, J, L, M e D corresponde apenas a parte inteira do resultado dos cálculos associados a cada uma delas. A data final é dada por M, o mês, e por D, o dia. (% é o operador módulo: por exemplo, 17%7=3, o resto da divisão de 17 por 7.)

S = A / 100
G = A % 19
K = (S - 17) / 25
I = [S - S / 4 - (S - K) / 3 + 19 * G + 15] % 30
I = I - (I / 28) * (1 - (I / 28)*[29 / (I + 1)]*[(21 - G) / 11])
J = (A + A / 4 + I + 2 - S + S / 4) % 7
L = I - J
M = 3 + (L + 40) / 44
D = L + 28 - 31 * (M / 4)

quinta-feira, 13 de julho de 2006

LOL

Um autocarro cheio de políticos bate numa árvore numa estrada alentejana perto de um monte. O dono do monte, que testemunha o acidente, aproxima-se e encarrega-se de enterrar todos os políticos.

Alguns dias depois chega um investigador, que vê o autocarro espatifado e pergunta ao dono do monte o que aconteceu a os políticos que estavam no autocarro.

- Enterrei-os - disse o homem .
- Mas estavam TODOS mortos? - pergunta o investigador .

O homem responde:
- Havia alguns que diziam que não, mas você sabe como os políticos são mentirosos...


(cortesia da ACP, ou não :))) )

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Hoje cheguei ao topo do escorrega... agora é sempre a descer! ...
:))))))))))))))))))))))))))))))

terça-feira, 4 de julho de 2006

Foi um bom dia!...

... para a Astronomia!...

1054 – É observada uma supernova pelos chineses. É um dos primeiros registos deste fenómeno. Ainda hoje podemos ver os restos dessa explosão – Nebulosa do Caranguejo.



1997 – A Mars Pathfinder pousa em Marte e tira as primeiras imagens da sua superfície.



2005 – A sonda Deep Impact lança um ‘projéctil’ para o cometa 9P/Tempel 1.