quinta-feira, 27 de abril de 2006

O Meu Ecoponto

Na página www.omeuecoponto.pt, criado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (www.geota.pt) e pela Sociedade Ponto Verde (www.pontoverde.pt) é possível localizar Ecopontos, bem como avaliá-los. Assim, já pode encontrar o Ecoponto mais próximo de sua casa ou do seu destino de férias (vá para fora cá dentro!) e reclamar das suas pequenas aberturas, do seu mau estado ou da falta de pilhómetros. Além disso, este site permite-lhe sugerir a localização de um novo Ecoponto para que deixe de ter a desculpa "o Ecoponto fica muito longe..."

terça-feira, 25 de abril de 2006

25 de Abril SEMPRE



Talvez a melhor imagem do 25 de Abril...

sexta-feira, 21 de abril de 2006

Comer menos carne para... diminuir o aquecimento global

O artigo de Lee Dye, "Meat-Eaters Aiding Global Warming?", publicado no site da ABC News a 19 de Abril (http://abcnews.go.com/Technology/story?id=1856817&page=1), resume os resultados de uma investigação realizada por dois geofísicos, Gidon Eshel e Pamela Martin, sobre as consequências da nossa alimentação na produção de gases de efeito de estufa.

Concluíram que, se quisermos diminuir o aquecimento global do nosso planeta, devemos tornar-nos vegetarianos!

Na investigação foram estudadas cinco dietas: vegetariana, carnes brancas, carnes vermelhas, peixe e "dieta americana", tendo nesta última sido considerado um pouco de tudo (apesar da grande quantidade de batatas fritas e ketchup, dizem!)

Considerando toda a energia gasta na produção, colheita e transporte, o ranking de dietas menos consumidoras de energia é:
  1. vegetariana
  2. carnes brancas
  3. "dieta americana"
  4. peixe
  5. carnes vermelhas
Na realidade, em termos de consumo energético, o peixe e as carnes vermelhas terminaram empatados em último lugar, mas adicionando à equação factores como a flatulência dos bovinos e os gases libertados pelo estrume, as carnes vermelhas ganham um expressivo e seguro último lugar.

O quarto lugar da dieta à base de peixe é devido ao tipo de peixe tido em consideração no estudo. Os americanos consomem principalmente peixe de alto-mar. Se alterarem as suas preferências para peixe costeiro, o consumo de energia desta dieta baixará consideravelmente.

Gidon Eshel remata, "Comam o que quiserem, mas lembrem-se que quanto menos carne consumirem melhor se sentirão, em termos da vossa saúde e da saúde do planeta."


Resumindo: Façam o favor de comer menos carne! Se não pelos animais, pelo menos pela água (http://estrelasdecadentes.blogspot.com/2006/03/comer-menos-carne-para-poupar-gua.html) e pelo aquecimento global!...


Se quiserem saber mais sobre o impacto das dietas baseadas em animais e ver imagens das suas condições de vida visitem www.FactoryFarming.com

quinta-feira, 20 de abril de 2006

O projecto Pascua-Lama

(retirado de http://www.atinachile.cl/drupal/index.php?q=node/1235)

Chile, um país com grandes reservas de água doce entre rios, lagos e glaciares. Como sabem, a água é um recurso muito importante pelo qual se realizarão os grandes conflitos bélicos do futuro.

Existe na 3ª Região deste país (Atacama) um lugar chamado “Valle de San Félix” habitado por agricultores. Neste vale, o abastecimento de água é conseguido por dois rios que nascem dos "degelos" de glaciares das cordilheiras que os rodeiam e que têm a água mais pura do Chile.

O problema é que debaixo destes glaciares milenários encontra-se o “TESOURO DA AMÉRICA” que consiste em DEZENAS DE MILHARES DE MILHÕES DE DÓLARES em ouro, prata e outros metais.

Para extrair estes metais é necessário romper estes glaciares, algo que nunca foi feito no mundo, e utilizar um rio para extracção e outro para despejos, porque as companhias mineiras nada reciclam.

Este projecto foi aprovado pelo governo chileno em 2004 e terá início em 2006, porque os agricultores da zona conseguiram atrasá-lo.

O projecto tem o nome de “Pascua-Lama” e será realizado por uma multinacional da qual é sócio Bush pai....

O terrível de tudo isto é que ao destruírem o glaciar não só destroem uma reserva de água como interceptam os dois rios que abastecem a zona e devolvem-nos com água não potável que só serve para regar, ou seja, não dá para consumo humano nem animal. Além de tudo isto, TODO O OURO VAI DIRECTAMENTE PARA OS EUA, NÃO FICA NEM UMA GRAMA NO CHILE. Aí só ficarão ÁGUA SUJA, CONTAMINAÇÃO E DOENÇAS.

Esta gente luta há muito tempo pela sua terra e fonte de trabalho. Os seus protestos não apareceram na TV por ordem do Ministério do Interior, e a sua única esperança é que mais gente saiba o que se passa e que esta tragédia possa chegar aos Tribunais Internacionais.

Para os ajudar, dirijam-se a http://www.thepetitionsite.com/takeaction/946839131?ltl=1141514957 e assinem a petição!

QUE TODOS SAIBAM QUE ISTO SE PASSA NO CHILE E NINGUÉM FAZ NADA...

quarta-feira, 12 de abril de 2006

A 12 de Abril de 1961, às 9h07min (Moscovo), um sonho foi concretizado. A União Soviética conseguiu colocar o primeiro homem a viajar no espaço – Yuri Gagarin. Por proposta da URSS, a ONU decretou este dia como a Noite de Yuri ou o Dia do Cosmonauta.



A proeza foi realizada a bordo da Vostok I, uma nave com 4.4m por 2.4m, que pesava 4 725kg. O voo de Gagarin consistiu numa órbita à Terra a uma de altitude de 315km, a cerca de 27 400 km/h e o passeio durou 1h48min.
A 12 de Abril de 1979 foi oficialmente hasteada pela primeira vez a bandeira dos Açores.

Corresponde, com pequenas alterações, à bandeira hasteada pela primeira vez na ilha de São Miguel, em 1893, durante a campanha autonomista do século XIX. As cores são as mesmas da bandeira da monarquia liberal portuguesa.

quinta-feira, 6 de abril de 2006

'No próximo mês de Maio no dia 4, à 1 da manhã, mais propriamente à 1hora, 2 minutos e 3 segundos, a hora e data irá ser 01:02:03 04/05/06.

Nos países onde a data se escreve 'ao contrário' i.e. com o mês antes do dia, como nos States por exemplo, este facto universal aconteceu no dia de ontem...

Nunca mais haverá esta combinação de números...

E vocês estavam a dormir...
Nem sei como se pode viver sem saber estas coisas...

Pronto, agora podem voltar aos vossos afazeres...'


Enviado por mail pela ACP :))))

terça-feira, 4 de abril de 2006

"Causa-me repulsa ver os bichos reduzidos a fantoches de entretenimento"

"Não em nome da objectividade, mas da elegância, sempre me coibi aqui de crítica directa a programas de televisão. Se são da SIC, parece uma crónica "caseira". Se são da concorrência, parece fel previsível. Entendam, pois, que não está aqui em causa a TVI, ou sequer o senhor Cardinalli. Falo apenas de uma questão na qual sou, assumidamente, fundamentalista: a defesa e os direitos dos animais (sou, com orgulho, sócio honorário da Sociedade Protectora). Condeno qualquer programa, acção ou iniciativa que inclua aproveitamento de animais. Causa-me repulsa ver os bichos reduzidos a fantoches de entretenimento, manipulados de forma indigna, enjaulados sem remédio. Bem sei que o senhor Cardinalli e outros empresários circenses ficam ofendidos com a questão, apressando-se a explicar que tratam muito bem os animais. A questão não é essa. A questão é que os animais, pura e simplesmente, não pertencem ao circo. A questão é que, tratando-se de seres sem escolha ou razão, cabe-nos a nós, enquanto "seres superiores", ditar-lhes um destino. E diz muito de nós o que decidimos fazer com a nossa força perante os fracos."

Rodrigo Guedes de Carvalho
Crónica "o país & o mundo"
in TV Mais

segunda-feira, 3 de abril de 2006

O Schindler Português

19 Julho 1885 – 3 Abril 1954 foi o tempo de vida de Aristides de Sousa Mendes.

Ele recusou seguir as ordens de Salazar e concedeu vistos a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França em 1940, aquando da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial. Aristides salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Cerca de 30 000 vistos foram emitidos pelo cônsul, dos quais 10 000 a refugiados de confissão judaica.

Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que o seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus!".